segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

I Magistral Victorio Riego Prieto - Parte 2

Boa tarde meus amigos! Voltando depois de uma pequena parada para festas, inicio hoje as atualizações do ITT paraguaio. Meu amigoWagner Peixoto a essa hora já deve estar em terras paraguaias. Desde já, fica registrada a nossa torcida pelo carioca.
Antes de mais nada, pretendo fazer alguma erratas e atualizações: A primeira delas, dois amigos (O MF Jorge Luiz e o ex-aluno Erick Maia) repararam que na partida que escolhi o Negro entregou a Dama toda poderosa após o lance Dd5+. Só que na verdade a capivarada foi minha! O Lance correto era Dc4+ e entrava na mesma variante do restante da partida. Fica registrado aqui meu pedido de desculpas e meus sinceros agradecimentos pela observação, fico mais grato ainda por estarem acompanhando este espaço. Gostaria de aproveitar para relembrar que em janeiro de 2011 saiu uma nova lista da FIDE, com o rating atualizado dos jogadores. A grande maioria apresentou um aumento no rating. A tabela atualizada é a seguinte:

1-MI German Della Morte 2345
2-German Spata 2330
3-FM Luismar Brito 2319
4-FM Manuel Larrea 2308
5-FM Alfeu Bueno Varela Júnior 2337
6-FM Manuel Latorre 2296
7-MI Ricardo Kropff 2294
8-MF Wagner Peixoto Guimarães 2289
9- Allan Gattass 2307
10-MI Cristobal Valiente 2257
11-MF Guillermo Vazquez 2168
12-MI Marcelo Villalba 2149 (+43!)

A duração do torneio será do dia 5 ao dia 15 de janeiro, sendo uma rodada ao dia. Lembro que esta cobertura não tem nenhum caráter oficial, portanto, essa informação a seguir é baseada em cálculos meus e não da organização do torneio. Pelo que vi, acredito que todos os candidatos à norma precisam de 8 pontos, bem alta. Tem boas chances do campeão do torneio alcançar essa pontuação. Trago para vocês ouma interessante entrevista com o MF Wagner Peixoto, trazendo algumas de suas expectaticas para sua sequencia de ITTs que irá disputar, focando muito esse primeiro evento. link dos emparceiramentos, lembrando que nesse link( feito com antecedência, ponto para a organização!) ainda está desatualizado no rating, mas trás com precisão todos os jogadores e as rodadas. Para visualizar o emparceiramento clique aqui.

Pietro : Como você avalia o ano de 2010 para o xadrez carioca e, especialmente, para o MF Wagner Peixoto?


Wagner Peixoto Guimarães: Eu avalio o ano para o xadrez carioca como razoável pela chegada de um movimento com vontade de fazer algo pela base do xadrez do RJ.. O ano do Wagner Peixoto foi árduo, pois foi a primeira vez que dei  aula em 4 escolas, mais o projeto do morro da Babilônia.
Tecnicamente deixo para os leitores avaliarem

Pietro: Então podemos considerar árduo como uma coisa boa nesse caso. Fazendo uma avaliação técnica,, em muitas de nossas conversas você revelou a vontade de voltar a estar com um rating acima de 2300. e chega cada vez mais perto. Isso não classifica como bom? E falando especificamente  do projeto da Babilônia, muitas portas se abriram com a visibilidade desse projeto, inclusive com muitas escolas o procurando. Como surgiu o interesse por esse Projeto ?

Wagner Peixoto Guimarães: Bem, vamos por partes. Acho que eu tinha de ter uma meta pra me manter motivado e ter o rating acima de 2300 era uma delas, O projeto fui chamado pra trabalhar em agosto do ano passado com crianças carentes , e abracei rapidamente a idéia ademais da minha origem ser também bem carente.

 Pietro: Como você citou acima a convergência realmente veio para somar. Assim como você, eu pude participar de eventos grandes, como 2 Abertos do Brasil. E um dos ITTs que você participará é a final do circuito dos IRTs da convergência. Falando um pouco mais dos eventos ITTs, onde você jogará 3 (!) nesse primeiro mês do ano. Antes de mais nada, de quantos ITTs você teve a oportunidade de disputar?

Wagner Peixoto Guimarães: Eu joguei 5 finais de brasileiros, creio que 3 valeram norma. E torneios fechados se não me engano mais 5. Ou seja, 8 sem contar os abertos.

Pietro: E qual chegou mais perto da norma?

Wagner Peixoto Guimarães: Eu joguei bem o ITT da cidade maravilhosa aonde liderei o certame até a sexta rodada. Tinha 5 em 6 e tinha empatado com o forte GM Luis Galego, mas perdi para o Luismar Brito jogando muito mal na sétima rodada.

Pietro: Sim, foi uma Sveshinikhov, me recordo da partida, uma pequena inversão de lance, mas o que não tira o brilho da sua participação em um evento tão forte.

Wagner Peixoto Guimarães: Perdi em seguida para outro MI PORTUGUES em partida que tive muita vantagem. E na ultimas empatei com o Perdomo partida que já não valia nada. Precisava de 6.5 e fiz 5,5 nesse torneio. Fiquei a 1 ponto da norma, mas escolhi mal o repertório.
 
 Pietro: Para os leitores que ainda não sabem, você vai encarar 3 torneios deste tipo em seguida, lembrando que farei o possível para fazer uma cobertura satisfatória do I Memorial Victor Riego Prieto. Falando em escolha de repertório... Como está sua preparação para essa verdadeira maratona?

Wagner Peixoto Guimarães: Bem, cada dia observo em média 3 adversários. Estudo pela manhã umas 3 horas, a tarde jogo Poker ou vejo um filme e a noite, ping na internet ou videogame.

Pietro: Falando um pouco mais sobre o memorial Paraguaio, quais são suas expectativas para esse ITT?

Wagner Peixoto Guimarães : Fazer 8 ou 8,5 em 11  é sempre muito duro, é a pontuação ao me ver do campeão do torneio. Vou com a idéia simples de ganhar rating, ou seja 6 em 11 é minha meta. Se der para beliscar algo mais, será bônus.

Pietro: 8 em 11 realmente é complicado. Analisando seu emparceiramento em assunção, vi 2 coisas muito interessantes: A primeira é que você enfrentará todos os Mis de Negras. A segunda, é que apesar de estar em terras paraguaias, você enfrenta um brasuca,, o fortíssimo MF Alfeu Bueno na primeira rodada, tendo jogado com ele esse ano. Como avalia esses pontos?

Wagner Peixoto Guimarães: O Alfeu está em ótima fase e estará em assunção com 2339 de Fide. Creio que o torneio é diferente, pois o enfrentei por equipes o que gera outro tipo de pressão. O fato de enfrentar os MIS  de pretas não me incomoda porque são mais ou menos jogadores de 2350 pra baixo e estou acostumado a enfrentar jogadores desse nível.

Pietro:E além do Alfeu, que jogadores mais desse evento já teve a oportunidade de conhecer ? Com qual deles já teve a chance de jogar?

Wagner Peixoto Guimarães: Os brasileiros todos eu já enfrentei, tenho resultado inferior com o Luismar e favorável com os outros. Conheço também o Della Morte, que joga por barrinha.

Pietro: E a sensação paraguaia, Vazquez? O menino vem muito bem!

Wagner Peixoto Guimarães: Eu vi as partidas dele na olimpíada e empatou com um GM famoso (Eugenio torre das filipinas) e esse menino, Guillermo Vazquez, tem tudo pra ser o melhor jogador paraguaio da historia. Alias o menor rating do torneio tem 16 anos e é MI, outra grande promessa. Só tem pedreira.

Pietro :E sobre os outros 2 ITTs? Quais expectativas? Qual acredita ter maior chance de beliscar uma norma?

Wagner Peixoto Guimarães diz: O da ALEX que será na seqüência, também precisarei possivelmente de 8 em 11. Esse pelo menos tem pontos que posso atirar embora os MIS sejam bem mais fortes que de assunção. Logo após o terceiro, Final dos IRTs da Convergência, onde acredito ter mais chances de norma, pois apesar de ser disparado o mais forte precisarei de 6 em 9 e acho que tenho jogo pra encarar todos. Por exemplo, 3 vitorias e 6 empates são bem viáveis. O Mascarenhas me deu a dica: Soltar o meu jogo e esquecer que cada torneio vale norma.

Pietro :Mestre Wagner ... Gostaria de Agradecer pela entrevista e pela atenção e paciência! Boa sorte lá no Paraguai, a torcida carioca e brasileira está com você !Que os projetos de 2011 sejam muito melhores que 2010, um ano de muitos ganhos para nós ...

Wagner Peixoto Guimarães: Obrigado! E saiba que tenho uma admiração enorme por você e pelos serviços prestados ao xadrez do RJ.

Pietro : Ela é mútua, ser Jogador, professor, organizador, pai de atleta, técnico e até árbitro não é pra qualquer um não. E você foi muito feliz em todas essas ocasiões ...

Wagner Peixoto Guimarães: Obrigado

Bem meus amigos, atualizadas as informações e enriquecido por essa entrevista com nosso amigo, aproveito para reforçar os votos de um ano novo repleto de grandes conquistas para o xadrez, que ocorram grandes torneios, que apareçam novas promessas e que, acima de tudo, que se renove o amor que nos move a continuar batalhando por nosso amado esporte!

Grande Abraço, Pietro

Um comentário:

  1. Caro Pietro,

    em primeiro lugar queria desejar toda a sorte do mundo ao Wagner nos ITTs que vai participar.

    Publiquei hoje a lista de finalistas ao TROFÉU XADREZ CARIOCA e você está entre os três indicados ao prêmio de Melhor Árbitro. Parabéns. Acesse o XADREZ CARIOCA e verá todos os finalistas. A votação on-line começa amanhã.

    Abraços,

    AMORIM

    ResponderExcluir