quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

I Magistral Victorio Riego Prieto

Bom dia meus Amigos! Tenho o imenso prazer de anunciar que o Blog torresdipietro fará uma cobertura sobre um grande evento que ocorrerá no Paraguai, o I Magistral Victorio Riego Prieto, um ITT com quatro jogadores brasileiros, entre eles meu Grande Amigo MF Wagner Peixoto Guimarães, juntamente com MF Alfeu Varella, MF Luismar Brito (esse tive a oportunidade de conhecer em 2007, grande pessoa) e o Allan Gattass. (Fontes seguras me dizem que o Gattass também entende muito de futebol !). Antes de começar a falar detalhes do evento, acho interessante primeiro conhecer um pouco do enxadrista homenageado pelo torneio:
Victorio Riego Prieto (1932-2008), professor, foi um grande amante do xadrez. Um dos seus cartões de apresentação foi o fato de ser o primeiro enxadrista a enfrentar outra grande figura do xadrez paraguaio de igual para igual: O Grande Ronald Canteiro, que se tornou um de muitos dos seus amigos. Colecionou 3 títulos paraguaios e teve participação em 6 Olimpíadas. Além de suas atividades como professor e enxadrista, também era ativo na política, tendo sido filiado ao Partido Demócrate Cristiano. Em seus últimos anos de vida, enfrentou uma série de problemas de saúde, passando por todos da mesma forma aguerrida que enfrentava posições difíceis, quase de abandono, e por muitas vezes salvando tais posições. Buscando algumas de suas partidas, encontrei uma que achei muito animada, vale à pena conferir, joi jogada em Mar Del Plata no ano de 1969 contra o Forte Carlos Sanchez, na época com rating FIDE 2407. Lembro que Riego tinha 2168:


lllll

Bela foto do Xadrez Paraguaio: As Lendas Riego (E) e Campero
Curiosamente, pesquisando um pouco mais sobre esses jogadores, encontrei partidas de ambos contra brasileiros: Riego foi derrotado pelo atual Campeão Brasileiro, Vescovis, no ano de 1996 e o Carlos Sanchez teve o mesmo destino enfrentando o Fier recentemente na Olimpíada Mercosul de 2009. Ainda nesse mesmo evento, Sanchez também enfrentou o Paraguaio Campero, empatando a partida depois de 57 lances e na opinião capivara deste humilde blogueiro, nosso camarada Campeiro deixou a partida escapar. Minha fonte de consulta foi o site www.chessgames.com, quem quiser conferir poderá ver todas as partidas lá.
Justa Homegaem: Riego recebe prêmio do presidente Salinas


Caros leitores, encerro por aqui a apresentação deste jogador de extrema importância para o Xadrez Paraguaio. No meu próximo Post atacarei de repórter, fazendo uma entrevista com o MF Wagner Peixoto, onde falaremos de vários assuntos, incluindo,claro, esse grande evento paraguaio. Mas, para me antecipar e o leitor já ter uma idéia dos confrontos, já colocarei a lista dos jogadores, já com a  numeração do sorteio. São Eles:

1-MI German Della Morte 2345
2-German Spata 2330
3-FM Luismar Brito 2326
4-FM Manuel Larrea 2311
5-FM Alfeu Bueno Varela Júnior 2310
6-FM Manuel Latorre 2296
7-MI Ricardo Kropff 2294
8-MF Wagner Peixoto Guimarães 2278
9- Allan Gattass 2261
10-MI Cristobal Valiente 2232
11-MF Guillermo Vazquez 2168 (Revealçao Paraguaia - 13 anos o menino !)
12-MI Marcelo Villalba 2106

Com essa numeração, já teremos um Grande Clássico Brasuca na primeira rodada: MF Alfeu x MF Wagner. Vai pegar fogo em assunção! Partidão. Se bem que, em um torneio tão equilibrado, todas as partidas deverão ser verdadeiras guerras pelo ponto. A pontuação para  fazer a norma deve ser de campeão do torneio, entre 8 ou 8,5 pontos (cálculo do Wagner). Portanto, além de duríssimas, partidas, nossos candidatos terão que ir pra cima, pois muitos empates podem distanciar da luta pelo título e, conseqüentemente, da tão sonhada norma. Desde já, parabenizo a federação Paraguaia pelo excelente evento e desejando sorte aos jogadores, mas meu coração é verde e amarelo, logo: FORÇA BRASUCAS! Estamos todos na torcida por vocês.

Forte Abraço ... Pietro

Nenhum comentário:

Postar um comentário