quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Inauguração do BLOG

Caros Amigos! Sinto a necessidade de iniciar a comunicação por Blogs, fato que já vem acontecendo por muitos dos meus amigos. Divulgação de torneios em andamento, publicações de partidas durante o evento para os amantes do xadrez possam ter acesso a tudo em tempo real. Como um Professor de xadrez e não somente um árbitro, aproveito o espaço também para divulgar o meu trabalho. Dou aulas em 5 escolas, quase 60 tempos por semana, fora as aulas particulares. Palmas para a valorização escolar que o xadrez vem tendo, as escolas acreditando na importância da prática do xadrez como uma ferramenta de auxílio à educação. Espero e sonho com o dia que será de fato incluído em Grade Curricular e, enquanto não acontece, vou valorizando quem já está passos à frente com isso. 
Também acho interessante explicar o porquê do nome do Blog: torredipietro. Uma sugestão da pessoa que me ensinou a jogar xadrez, meu pai, pois Pietro é Pedro em italiano, sendo então algo parecido com "Torre de Pedra". Achei a sugestão bem legal e por isso coloquei esse nome para o Blog =)
Bom, começando pelo final de 2010, aproveitarei para comentar o meu ano como professor, enxadrista e Árbitro: Como professor, conforme disse tenho recebido muito apoio nas escolas que trabalho. Um ano extremamente feliz, sendo o Campeão Geral do JEPAR (Jogos das escolas particulares), tendo feito uma dobradinha no estadual feminino, Andreza Oliveira e Eduarda Oliveira (Não são irmãs hehehe), um aluno que ajudei e hoje é uma realidade no Xadrez Carioca, tendo conseguido feitos muito legais, grande abraço Daniel Rangel, parabéns pelo ano. Como jogador, participei apenas de 4 torneios, 3 rápidos e 1 blitz Trovão Ouro. Os rápidos foram um no Camping Clube do Brasil, do circuito realizado há anos pelo Professor Sylvio Rezende, onde dei sorte e fui campeão, um convergente de praças (grande idéia do Mascarenhas) e do Aniversário dos Carvalhos (xadrez+comida= MUITA FESTA uhuhauhauhauha), ambos ficando em terceiro. E, por fim, uma das maiores surpresas do circuito convergente, já que ninguém sabia que de xadrez não entendo nada, mas ping até que eu enrolo direitinho, tendo vencido a Etapa Ouro de blitz e praticamente garantindo minha participação no circuito final. Mas agora já estão de olho em mim ... =D
Para finalizar essa primeira postagem, falarei um pouco na parte que acredito ter mais me especializado no ano de 2010, a questão da arbitragem. Em um ano de muito trabalho e grandes conquistas, tive a felicidade de arbitrar 2 Abertos do Brasil (Cidade Maravilhosa e 60 anos da UERJ), um IRT como Árbitro Principal (Estadual Absoluto 2010) e, o momento que mais aprendi e cresci, o Pan-americano de Bento Gonçalves, onde tive a oportunidade de conviver com os dos melhores organizadores de eventos de xadrez no Brasil, Elcio Mourão, por 2 semanas, tive a felicidade também de fazer um curso de Arbitragem FIDE com o maior árbitro do Brasil, Antonio Bento e, por fim, agradecer a oportunidade ao Elcio e ao GM Darcy Lima.
Sem mais para o momento, espero fazer deste Blog um meio de comunicação enxadrística para todos ! Lembrando que nesse sábado teremos a última etapa do circuito Blitz da convergência.

Um abraço, Pietro Ferraz

4 comentários:

  1. Olá Pietro,
    Parabéns pelo blog e sucesso nessa nova iniciativa !!
    Abraço,

    ResponderExcluir
  2. O nem... Esqueceu de falar q arbitrou os poderosos jogos jurídicos! :P

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, sucesso como Professor, Árbitro e Jogador (nessa ordem!)!

    Abraços.

    Eduardo Maia.

    Maiakowsky.

    ResponderExcluir
  4. Caríssimo Pietro,

    foi com alegria que vi no blog do Maia que vc é o mais novo blogueiro enxadrístico! è sempre bom ver crescer esta nova forma de comunicação do enxadrismo, principalmente, com pessoas sensatas e amantes do xadrez! Vida longa!

    AMORIM

    ResponderExcluir