segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Um Ano de Convergência !!!!!!

Aos enxadristas do Estado do Rio de Janeiro,
A união de vários de nós, insatisfeitos com a situação de gestão no Xadrez do RJ, produziu um efeito revolucionário no ano de 2010, bem maior até que as expectativas iniciais do que passamos a chamar Movimento Convergência do Xadrez Fluminense!  Neste 26 de fevereiro de 2011, a “Convergência” completa seu primeiro ano de existência ! Que maravilha poder sonhar e realizar esses sonhos!
Nesta data marcante para nós, temos muita alegria e orgulho em celebrar com a comunidade enxadrística fluminense e carioca tudo que planejamos, fizemos e faremos JUNTOS! Com erros e acertos, mas com muita dedicação e amor, avançando sempre, inexoravelmente e a cada dia mais robustecidos e melhores, em prol do Xadrez em nosso Estado. A resposta que recebemos desta comunidade é nosso maior incentivo e sinalização de que estamos no caminho certo!
Muito já foi dito sobre nossas realizações e os números publicados referentes ao ciclo do ano de 2010 não têm contestação: 38 torneios, 5 palestras, 2 cursos de arbitragem, 1079 inscritos e premiação de R$ 36.150,00!  E mais faremos, posto ser nossa premissa maior a massificação e qualificação do Xadrez em nosso Estado. Publicamos há meses um consistente Plano de Trabalho que suporta de forma transparente tudo que fazemos e que pretendemos fazer, plano este que temos seguido à risca, na medida de nossas possibilidades financeiras, temporais e humanas. Quem mais fez isso (com o devido respeito a todos os envolvidos com o Xadrez fluminense)? Quem mais apresentou resultados dessa ordem? Quem mais se expos como nós?  Quem mais trabalhou como nós? Reflitam sobre isso, por favor.
Para que qualquer outro grupo ou indivíduo possa ter o mínimo direito de nos criticar, deve, a priori, se posicionar no mesmo nível de realizações que conseguimos atingir. Deve apresentar um cartel e esforço da magnitude que apresentamos. Que em vez de lançar discursos estéreis e falaciosos, arregace as mangas e trabalhe arduamente para construir algo semelhante (e desejamos muito ver isso acontecer!).  Tudo em prol do Xadrez fluminense e carioca! Cansa-nos identificar propostas vazias ou mirabolantes, críticos ocos que nada fazem e que repetem modelos já viciados de erros passados e totalmente ineficazes quanto a resultados concretos.
Mas vamos falar positivamente do presente e do futuro próximo!  Começamos 2011 com as finais dos circuitos de 2010 (21, Blitz e IRT) e tivemos a grata satisfação de ver acontecer uma norma de MI FIDE num torneio em nosso Estado! Há quanto tempo isso não ocorria? Consideramos o ITT FIDE (Final do Circuito IRT) como uma grande coroação do nosso trabalho em 2010. Do ciclo de 2011 já tivemos dois IRTs realizados (ALEX e CXG) e exatamente em nosso primeiro aniversário ocorre o IRT Aberto do Brasil Cidade Maravilhosa! Depois do Carnaval abriremos a temporada dos circuitos mais populares do Movimento Convergência (21, Blitz, Praça) e conclamamos a adesão de todos!  Assim, JUNTOS construiremos uma realidade ainda melhor em 2011!
Aproveitamos este nosso primeiro aniversário para convidar mais clubes e enxadristas de nosso Estado a comporem em nossas fileiras! A luta pela ampla melhoria que desejamos ver acontecer, efetivamente está apenas em seu início, pois temos de focar o aumento da base de praticantes, com ampliação de professores e eventos escolares, e de jovens, com disseminação em mais cidades de torneios e ciclos de treinamento, com mais qualificação e suporte aos talentos emergentes e maior intercâmbio entre as entidades já existentes.
Vale enumerar os grandes avanços e conquistas obtidos até o momento: Grande mobilização dos enxadristas de nosso Estado, 20 (vinte) entidades diretamente apoiadoras, forte realização de eventos FIDE (circuito IRT e avulsos), criação de circuitos populares e de fácil participação (21, Blitz, Praça),  palestras técnicas, cursos arbitrais, transmissões on line, maciça utilização de relógios digitais, peças e tabuleiros (inclusive digitais!) de boa qualidade, programação e horários das rodadas fielmente cumpridos, comunicação ágil de resultados e de novos eventos em diversos blogs, incluindo o Espaço Amador, e mais faremos !
Pretendemos lutar pela indicação dos clubes federados e com direito a voto para a posição de gestores do próximo ciclo da FEXERJ a partir de 2012 e fazemos, desde já, uma pergunta: COM QUEM VOCÊS QUEREM ESTAR EM 2012?
Que cada um de nós, enxadristas e clubes fluminenses, avalie imparcialmente todas as possibilidades que serão ofertadas até o dia das próximas eleições da FEXERJ. Discursos agressivos e sem correspondente capacidade de trabalho e realização prática devem ser sumariamente ignorados. O apoio deve acontecer para o grupo de pessoas que realmente deseja melhorias e que apaixonadamente TRABALHE E APRESENTE RESULTADOS CONCRETOS.
Não somos perfeitos (jamais seremos), mas buscamos a perfeição em cada ato nosso com a máxima dignidade e esforço possível, contando sempre com o apoio e crítica construtiva de cada enxadrista carioca e fluminense.  “Fakes” e anônimos inconsequentes (mas oportunamente aproveitados por alguns), pesquisas de opinião completamente distorcidas ou tendenciosas (também pateticamente aproveitadas por alguns) e tentativas levianas de diminuir nosso trabalho e capacidade organizacional (quando nada é feito de efetivo ou feito com baixíssima qualidade e/ou representatividade) devem ser repudiadas por todos nós.  
Preparemo-nos para um período politicamente muito intenso e saibam que ao longo deste ano discutiremos em detalhe nossa proposta de trabalho com clubes interessados e seus legais representantes, que em síntese representam cada grupo de enxadristas em nossas cidades e Estado.  Mas não ficaremos apenas nesse nível, pois também já abrimos um excelente canal de comunicação com cada enxadrista que deseje propor sugestões ao nosso plano de trabalho (basta ver respectivas postagens nos blogs que nos apóiam e divulgam) via email xadrezriodejaneiro@yahoo.com.br
Que 2011 e anos seguintes tragam-nos ainda melhores ares para nosso Xadrez fluminense. Que consigamos avançar ainda mais e que mais apaixonados(as)  unam-se a nós para essa dura missão de melhoria e qualificação do amado Xadrez em nosso querido Estado do Rio de Janeiro.
Por fim, nosso agradecimento especial a todos aqueles que de alguma forma contribuíram para a existência desse movimento, com trabalho duro e constantes sugestões, com apoio presencial nos eventos, na divulgação ou como mecenas. Essa união crescente de forças convergentes é que faz nossa grande diferença !!
SÓ DEPENDE DE NÓS!
Movimento Convergência do Xadrez Fluminense

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Curso de Dragão !!!!!

Bom dia meus amigos! Domingo dia 20/02 foi realizado o Curso sobre Dragão com Vinícius Vilela. Com um número muito interessante de 9 participantes, com alguns jogadores federados: Davi Freire, classe C, Thiago ferro, classe B e a interessante participação de um jogador fortíssimo, para minha surpresa, do Professor e treinador Fernando Paulino, classe A. Isso mostra a valorização da idéia dos cursos de um profissional, criador de vários Jogadores talentosos, como os Vilalbas, Gianluca e Eduardo Galvão. Apesar de cansativo, Vilela deu um show com uma didática excelente. Não é surpresa, já que ele trabalha com xadrez a algum tempo e também leciona Física. Além do mais, a aula foi extremamente preparada, com textos explicativos, temas devidamente abordados e exaustivamente explicados. Agora quero ver quem tem medo de sacrificar em c3 huauhauhahuuhauhahuauha. Esperamos no próximo curso ter uma participação maior dos enxadristas, para que esse tipo de palestras continue auxiliando na evolução dos enxadristas cariocas. e não esqueçam: g6!! ahuhuahuauhauhauh









Abraço !!!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

I Blitz AlfaBarra Clube










Decisão Tensa: Pietro Nelas ! ahuhuauhahua
Caros amigos! Sexta-feira foi realizado a primeira etapa do circuito blitz do AlfaBarra, um schuring com alguns sócios do clube e outros convidados. Entre eles, tivemos a presença do Atleta Revelação de 2010, Daniel "Power" Rangel. nenhum jogador se manteve invicto durante o evento inteiro, o que mostra o total equilíbrio das partidas. O Campeão foi o Super Catimbeiro e pingueiro Pietro Ferraz, enrolando as pessoas com a maestria de sempre. Precisando da vitória de Brancas contra Renato Carvalho, ambosa jogaram grande partida, onde Carvalho, apesar de jogar pelo empate, sacrificou peãop por posição de forte ataque, obrigando o Blogueiro aqui a achar lances de defesa. Consegui conter o ataque, mas tive que deveolver o material. No final de tudo, a velocidade e a catimba fizeram a diferença =D.

Os Resultados:
1º Pietro Ferraz - 9,5
2º Renato Carvalho - 9,0
3º Daniel Rangel - 9,0
4º Thiago Ferro - 7,0
5º Celso Cruz - 7,0
6º Delano Reis - 6,0
7º Davi Freire - 6,0
8º Sandro Salgado - 5,5
9º Pedro Lucas - 4,0
10º Carlos Klodja - 2,5
11º Pedro Paulo - 1,0

Um abraço !!!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Quadrangular Internacional no CXG e Convergência !

Quadrangular Internacional no CXG e Convergência !
 

 Prezados,

Com grande satisfação, informo que o Clube de Xadrez Guanabara (CXG) realizará em sua sede à Av. Churchill 109, sobreloja 101, Castelo, Rio de Janeiro - RJ, um torneio quadrangular  internacional em dupla volta com Mestres que têm forte relação e importância para a história do xadrez do CXG e do Estado do Rio de Janeiro: GM Darcy Lima , GM Luis Galego, MI Cristian Toth e MI Luis Marcos Bronstein!
 
As rodadas estão marcadas para: 18/02 -1ª rodada, 19/02 - 2ª rodada, 21/02 - 3ª rodada, 22/02 - 4ª rodada, 23/02 - 5ª rodada e 24/02 - 6ª rodada. À exceção da segunda rodada (que se dará às 10h de sábado, dia 19/02) os demais jogos começarão às 15h.
Os apoiadores e participantes do Movimento Convergência estão desde já convidados para assistirem as partidas ao vivo! Também estão convidados para participarem da palestra que será realizada pelo MI Luis Marcos Bronstein no dia 28/02, às 18:30 h, no CXG.
Vale ressaltar que este torneio é patrocinado integralmente por Cristóvam Kubrusly, apoiador do  Movimento Convergência e diretor do Clube de Xadrez Guanabara, e que seu custo total está orçado em torno de R$ 7.000,00 (sete mil reais).
 
E conforme comunicado pessoalmente pelo Cristóvam Kubrusly, ele se dispõe a realizar no segundo semestre deste ano um novo torneio com mesmo aporte financeiro em prol do Movimento Convergência. Os moldes do evento serão estabelecidos de comum acordo com as lideranças do movimento, de forma a atingir e beneficiar o maior número de participantes que nos apóiam.
 
 
SÓ DEPENDE DE NÓS !
MF Alberto Mascarenhas

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Novidade AlfaBarra: Curso Temático de Dragão !!!! Imperdível !!!




  Curso de Xadrez AlfaBarra Clube

VARIANTE DO DRAGÃO



Palestrante: Vinícius Vilela.
Data:20/02/2011
Organização: Pietro Ferraz e Renato Carvalho.
Cronograma:
9:00 às 12:30 – Primeira Parte
12:30 às 14:00 – Almoço
14:00 às 17:30-Segunda Parte
Investimento:
Sócios do Clube AlfaBarra: R$30,00
Não-Sócios: R$50,00
Contatos:
Pietro Ferraz – 7891-5507 / pietro.f@uol.com.br
Renato Carvalho – 78619591 / renatoxadrez@gmail.com
Conteúdos:
1ª Parte
Por que o nome Dragão!? Por que jogar Dragão!?. Qual o objetivo das Sicilianas?
2ª Parte
Dragão com reis em alas opostas. Plano de jogo para o branco e plano de jogo para o preto
3ª Parte
Sacrifício de qualidade em c3.
4ª Parte
Yugoslav Attack. (com Bc4 e sem Bc4)
Parada para almoço
5º Parte
Linhas secundárias.
6ª Parte
Arremates de posições oriundas de dragão.
7ª Parte
Duas partidas xadrez rápido 15 minutos, com sorteio dos oponentes. 

Conto com a participação de vocês! Um abraço !

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Final ITT Convergência 2010, Aberto do Brasil e Novidades AlfaBarra

Caros amigos, bom dia! Me desculpem a demora nas postagens, essa semana eu voltei a dar aulas, a correria recomeçou. Mas nada que o carinho dos alunos não me anime a seguir em frente. Os novos projetos no Elite e no AlfaBarra me motivam, embora saiba que esse ano será um ano tenso. Fico animado também em anunciar a criação de um Pós em Xadrez Escolar, organizada pelo amigo Tufic Derzi. Se alguéme stiver interessado, basta deixar um comentário com o e-mail que eu envio as informações mais relevantes. Torneios importantes, como o Zonal e o Mundial, estão no calendário da Convergência, eventos de maior grandeza. Tudo isso me leva a crer que o ano será árduo e trabalhoso, mas ao mesmo tempo proveitoso e de grande crescimento. Por essas razões, deverei postar um pouco menos que o habitual, mas tentarei manter as informações o mais atualizadas possíveis. Vamos a elas:

1- Final da Convergência 2010

Tive a oportunidade de auxiliar na arbitragem deste forte evento, vencido pelo MI Martin Neubauer nos critérios de desempate, empatado com o MI Perdomo. MF Rodi em terceiro, ficando a  0,5 pontos de mais uma norma e Vinícius Vilela, com boa atuação, em quarto. Maiores informações do evento clique aqui.

2- Aberto do Brasil Cidade Maravilhosa 2011:

Ocorrerá em Fevereiro no AlfaBarra a segunda edição. Maiores informações clique aqui.

Voltarei hoje com outras informações. Abraço !!!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Os Números não mentem jamais !!!

Boa tarde meus amigos! Primeiramente, gostaria de expor um texto que meu Professro de Xadrze desde os tempos que eu era uma criança, Sylvio Rezende, usou em sua monografia pra a conclusão do seu curso de pós-graduação em Psicopedagogia:

Há muito tempo, existiu na Índia um reino em que seu rei tinha perdido o filho numa batalha. Amargurado e triste pela irreparável perda, o Rei deixou-se levar pela depressão e alienar-se das necessidades administrativas de seu reino com as naturais conseqüência para o destino do país. Para resolverem o problema crucial, os sábios do reino tudo fizeram para restaurar o ânimo do monarca e que o mesmo voltasse a cuidar dos interesses do reino.

Depois de muito tentarem, em vão, apareceu um dia “um moço brâmane - pobre e modesto -” que desejava restabelecer no rei, a paz de espírito e a alegria tão importantes para o reino. Para isto, tinha inventado um jogo formado por um tabuleiro e peças simbolizando dois exércitos contrários.

O Rei, que era muito curioso, concordou em aprender o jogo em todos os seus detalhes e em “poucas horas o monarca que aprendera com rapidez todas as regras do jogo, já conseguia derrotar os seus dignos vizires....”.

Em determinado momento, em uma partida que estava sendo jogada, o rei, que era um estrategista militar, reparou que a posição das peças no tabuleiro, “parecia reproduzir exatamente a batalha...” em que o príncipe tinha sido abatido.
“ – Reparai – ponderou  o inteligente brâmane – que para conseguirdes a vitória, indispensável se torna, de vossa parte, o sacrifício deste vizir!
E indicou precisamente a peça que o rei Iadava no desenrolar da partida – por vários motivos – grande empenho pusera em defender e conservar.” O rei entendeu então, que às vezes, impõe-se um sacrifício para conquistar a vitória final em benefício do reino e da liberdade do povo.

Tão satisfeito ficou o monarca, que decidiu premiar o inteligente brâmane com o que o mesmo desejasse. Sissa, no entanto não queria recompensa, para ele bastava o fato de ter contribuído para o bem estar do rei e do país. Tanto insistiu porém, o Rei que Sissa aceitou ser recompensado de acordo com o tabuleiro de Xadrez que tinha sido o instrumento do prêmio. Assim, solicitou ser pago em grãos de trigo. Um grão para a primeira casa, dois para a segunda, quatro para a terceira e assim, sucessivamente, dobrando sempre, até a última das sessenta e quatro casas do tabuleiro.

A aparente modesta solicitação, causou espanto entre o Rei e os demais considerando ser a fome o maior problema do modesto brâmane. Qual não foi no entanto, a surpresa de todos ao ser efetuado o cálculo dos grãos de trigo necessários, que o prêmio não poderia ser pago ao jovem brâmane.

“... equivale a uma montanha que tendo por base a cidade de Taligana, fosse cem vezes mais alto do que o Himalaia!” (p. 138)

Este pedido aparentemente irrisório, encerra um número tão grande, que torna-se impossível o pagamento da dívida. O número de grãos de trigo que Sissa havia pedido, corresponde à seguinte fórmula matemática:





   64
2     - 1




Ou seja:
18 446 744 073 709 551 615

“Esse número constitui um exemplo dos chamados números mostruosos.” (BECKER,Idel, p. 259)

Para se ter uma idéia da grandeza deste número, caso uma pessoa deseje contar a partir de 1 até o final (1, 2, 3, etc.) e levando apenas um segundo para contar o número seguinte trabalhando 24 horas por dia sem parar até o final, precisaria de 58 454 204 609 séculos, ou seja, quase sessenta bilhões de séculos.

Esse curioso texto sobre uma possível história do xadrez, ainda que fantasiona e muito bem elaborada no livro "O homem que calculava" de Malba Tahan (perdoe-me se estiver com a grafia errada) nos trás a surpresa do pedido tão simples e com números tão grandiosos. Hoje de manhã recebi um e-mail do MF Mascarenhas com um texto muito interessante que nos trás expressivos números:

Alavancagem arbitral no RJ via Movimento Convergência !!
O Movimento Convergência, através dos dois excelentes cursos arbitrais ministrados pelo AF Élcio Mourão em parceria com a CBX, formou recentemente 21 novos árbitros auxiliares, aumentando significativamente a base arbitral no Estado do RJ !
Antes havia apenas 12 árbitros auxiliares no Estado e agora temos 33 !!  Um aumento expressivo de 275 % !!
Ver quadro arbitral atual do RJ logo abaixo, em fundo abóbora os novos árbitros auxiliares formados pelo Élcio. Com esta base ampliada, o Movimento Convergência espera aumentar ainda mais sua capacidade de realização de eventos no Estado do RJ ! 
Parabéns ao AF Élcio Mourão e parabéns aos novos árbitros auxiliares do RJ !!
SÓ DEPENDE DE NÓS !!
MF Alberto Mascarenhas

Pois é, um crescimento muito grande dos árbitros do Rio de Janeiro. Sem contar a força que tive para seguir crescendo como árbitro. Parabéns ao AF Elcio Mourão pelo trabalho de renovação feito! CLIQUE AQUI para ver os nomes dos árbitros cariocas da CBX. Os marcados com laranja são os que fizeram os cursos do Elcio.
Um Abraço !!!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Carta do MF Alberto Mascarenhas

Caros amigos! Trago para vocês a carta do MF Alberto Mascarenhas, vencedor do prêmio de melhor dirigente do ano de 2010.

Um Abraço !

CARTA DE AGRADECIMENTO DO MF ALBERTO MASCARENHAS.
Amorim,


Fiquei muito gratificado e feliz com o reconhecimento pela comunidade de enxadristas do RJ com a premiação de melhor dirigente de 2010 no evento que você organiza anualmente, mas devo salientar que este resultado só foi possível graças à ajuda e participação de muitos apaixonados por xadrez no Estado do Rio de Janeiro.

O Movimento Convergência (base de minha atuação como dirigente em 2010) com muito trabalho, dedicação e amor pelo xadrez fluminense, conseguiu realizar/apoiar 43 eventos ao longo do ano (5 palestras técnicas com audiência de 100 participantes e 38 torneios: 10 do Circuito IRT FIDE, 8 do Circuito 21, 10 do Circuito Blitz, 2 do pré Circuito Praças, 2 infantis e 6 eventos diversos que contaram com nossa divulgação, com 979 inscrições e premiação total de R$ 36.150,00! Esses números realmente impressionam e mostram a força e consistência de um trabalho dignamente executado por muitos !

Divido esta premiação com cada um desses apoiadores Convergentes e com os 1079 inscritos em nosso eventos de 2010 ! Eles é que fizeram tudo isso de bom acontecer !

O Movimento Convergência consolida-se como uma marca cada vez forte em prol da qualificação e ampliação do xadrez fluminense, nossa premissa maior de trabalho desde o início em 26 de fevereiro passado.

E mais faremos em 2011 e nos anos que virão !

SÓ DEPENDE DE NÓS !!

MF Alberto Mascarenhas